Saiu na imprensa: Alese participa da assinatura de contratos para melhorar saneamento

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, na sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), ato de assinatura do convênio de cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. O objetivo é a melhoria e expansão dos serviços de saneamento na capital sergipana, devendo beneficiar cerca de 600 mil moradores. Na solenidade, a Assembleia Legislativa de Sergipe foi representada pelo deputado Garibalde Mendonça (MDB).

“Acompanho a Deso há seis mandatos e há 40 anos como engenheiro civil; quando a gente vê um convênio dessa natureza, assinado pelo Governo do Estado junto com a Prefeitura de Aracaju para tornar o saneamento mais amplo e melhorar muito mais o aspecto da cidade, isso nos deixa muito feliz. Quero parabenizar o governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira por essa parceria e tenho certeza que quem vai ganhar com isso é o povo de Aracaju, devido à importância da água e do saneamento básico para todos”, destaca.

O governador Belivaldo Chagas, que na oportunidade também assinou contrato de Programa de Aracaju, garantindo a captação de recursos e a prestação e serviços para a Companhia de Saneamento de Sergipe, falou da preocupação com a melhoria da prestação de serviços, descartando a privatização. “Queremos é tornar a Deso cada vez mais ágil; nunca dissemos que iremos privatizar, o que estamos é fazendo parcerias para dizer a todos que a Deso vai continuar sim uma empresa pública”, garante.

Investimentos


Para Belivaldo, os atos de hoje são importantes porque sem as assinaturas desses contratos, não se tem a garantia em relação aos investimentos que estão programados.

“Só para Aracaju, teremos investimentos da ordem de 200 milhões de reais na Zona Norte, além dos que estão programados para o interior do estado como um todo. Em que pese estarmos investindo hoje cerca de 1 bilhão de reais em abastecimento de água e esgotamento sanitário, temos programado algo em torno de 300 milhões para os municípios sergipanos. Para tanto, é preciso contrair uma linha de empréstimo junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).  Eu agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira por ter a visão de que a Deso pode melhorar e continuar prestando serviços de qualidade à população”, comemora.

Contrato Programa


O prefeito Edvaldo Nogueira também destacou o fortalecimento da Companhia de Saneamento de Sergipe como empresa estadual e a parceria com o governo estadual. 

“Aracaju é o maior cliente da Deso e era fundamental que fizéssemos esse contrato para a garantia da liberação dos recursos e a melhoria dos serviços; nós fizemos um contrato programa, ou seja, hoje já temos 65% de esgoto tratado; vamos chegar a 80% em 2025 e até 2033, teremos 100% de esgoto tratado e drenado em Aracaju”,  anuncia.

O diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, afirmou que a importância do Convênio traz a viabilização de novos recursos, novos financiamentos que estavam travados pois o Contrato de Programa não tinha avançado, e serão liberados.

“Já estamos em tratativas com o Banco do Nordeste, por isso, reafirmo que é um ato extremamente importante para todo cidadão sergipano, em especial aos aracajuanos e todos funcionários da Deso que veem nesse ato, uma oportunidade de melhoria nos serviços”, entende.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *